Lição 2: Construindo um bot Simples

Construindo um Bot Simples

Após a junção de ideias e planejamento a finalidade de seu chatbot, hora de construir o seu chatbot do início.

Na aula anterior mostramos um exemplo de bot pré definido e como poderia ativá-lo e configurá-lo para utilizá-lo em sua empresa. Também fizemos um brainstorming referente a todo planejamento de seu projeto com um chatbot, estabelecendo a finalidade dele.

Dado este overview, nesta aula iremos começar a construção de nosso primeiro bot simples do início, baseado no fluxograma feito anteriormente.

Criando e Configurando Bot

1 – Faça login em sua conta Sapios Bot e na tela principal clique em Novo Bot no canto superior direito.

Na tela de criação do bot, nomeie seu bot, insira uma descrição caso queira e mantenha o canal padrão sapioschat.

2 – Após criado é necessário configurarmos o canal de chat padrão e mais simples para operar. Para ativar o canal, siga pela caixa do bot criado, clique em mostrar mais opções e Canais Abertos.

Na página de canais escolha o primeiro canal Webchat, clique para abrir a aba.

Com a aba aberta, habilite o canal na opção Habilitar/Desabilitar Canal e clique em salvar. Assim o seu canal de chat estará habilitado.

Uma vez que o bot foi criado, uma nova tarefa é criada junto a uma conversa de onde se encontra o fluxo de edição do bot. Você pode criar uma tarefa nova, bem como um novo diálogo pelo sinal de ‘+’ no canto superior direito.

Editando seu fluxo

Depois de utilizar um template pré definido na aula anterior, tivemos uma visão geral do funcionamento do bot. Agora você aprenderá a como criar um chatbot como este. Siga as instruções passo a passo a fim de criar um chatbot simples do zero.

1 - Entrando em seu novo diálogo você irá se deparar com sua tela de editor de fluxo mostrada abaixo, essa será sua área de trabalho em que você irá montar seu fluxo de acordo com as funções de determinado serviço em que sua empresa irá prestar.

2 – Clique na caixa Designer no canto esquerdo da tela para abrir a biblioteca de componentes. Aqui você encontrará os blocos/componentes que irão executar ações em seu fluxo. Os blocos são separados por 5 grupos:

  • Blocos de Interação;

  • Cartões;

  • Fluxo;

  • Gerenciamento de Dados;

  • Integração;

Para saber mais sobre como funciona especificamente a função de cada bloco, temos uma seção focada nestes componentes.

3 – Para iniciarmos, iremos construir um fluxo de boas-vindas, direcionando o cliente a um menu principal por onde poderá escolher o serviço que deseja. Isso será construído como mostra o fluxograma abaixo:

Abra a biblioteca de componentes e selecione o bloco Início do Conversa e arraste até o fluxo e em seguida faça o mesmo com o bloco enviar Enviar Mensagem, conectando o mesmo no primeiro bloco.

Clique no bloco Enviar Mensagem para editar o componente. Dentro dele você terá opções como personalizar o título do bloco e inserir o texto de boas-vindas.

Você também pode adicionar variáveis a fim de personalizar a interação do chat com o usuário, como no caso de {firstname}, indicando o primeiro nome do usuário.

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