Métricas

O que são métricas?

É possível você obter os dados analíticos da performance de seu bot pela plataforma Sapios Bot, ou pelo canal de métricas da Sapios Bot, chamado Metabase.

Ambos as plataformas mostram as performances de bots, porém a plataforma Sapios Bot limita suas visão fazendo com que você tenha acesso a apenas os seus bots criados em sua área de trabalho.

Já o Metabase, lhe dá liberdade de verificar a performance de terceiros , caso concedido autorização por parte do administrador do bot/domínio.

Como visualizar

Para visualizar suas métricas pela plataforma Preprod (Sapios Bot), na tela principal utilizar a barra de ferramentas no canto esquerdo da tela e clique na aba de Dashboard.

Em Dashboard você pode ver os dados de seu bot clicando na lista de bots e em seguida pesquisar, a mesma lista de se trata do canal metabase, pois toda a informação que está armazenada lá pode ser exportada para o Preprod.

Para visualizar os dados de seu bot pelo metabase, primeiramente o administrador irá conceder um acesso á você para que possa entrar.

Este acesso pode ser universal (podendo verificar todos os bot criados por todos os usuário da plataforma), ou limitada que é usada de forma padrão (em que você só conseguirá ver os bots criados por você.

Uma vez incluso na plataforma essa será a visão que você terá, o dashboard inicial do metabase:

Essa é a tela principal do dashboard, é onde estarão visíveis todos os bot que você possuí e por onde pode tomar suas ações iniciais. Seus bots estarão visíveis na aba de nossas análises de onde serão feitas alterações e filtros de informações.

Você pode pesquisar manualmente o bot na aba de pesquisas e ao lado você possui duas abas:

Fazer uma Pergunta

Aqui você visualizar dados por via de filtros, filtrando numero de chamadas recebidas durante um mês, ou de quantos usuários necessitaram contatar um agente etc. É possível também fazer calculo e fazer relação de dados utilizando uma codificação SQL.

Aqui você pode visualizar filtros mais específicos referentes a variáveis, dados de diálogos, retenções do sistema, consulta de informações por webservice etc. Você pode realizar essa escolha selecionando de qual banco de dados você deseja extrair essas informações.

Essas são as seções que podem ser encontradas enquanto navega:

  • Agent: um registro é criado quando um usuário pede para falar com um agente. O bot cria com o status connecting to agent.

  • Bot: é criado um registro na primeira vez que o bot é executado. Os campos customer, description, industry, segment não são usados.

  • Botsession: quando o usuário acessa um bot pela primeira vez em um determinado canal, um registro é criado. User+bot+channel. É conectado às sessões do bot framework da Microsoft. Para cada mensagem ou ação realizada por um usuário, o registro de session tem o valor de lastupdatedat atualizado.

  • Botuser: registra todos os usuários do bot apenas no momento em que acessa o sistema pela primeira vez.

  • Conversations: cada vez que um usuário abre uma janela de webchat ou manda uma mensagem pelo WhatsApp, um registro é criado na tabela Conversations para o ID daquele usuário. Para um usuário, em um bot tenho apenas uma session. Mas posso ter diversos registros em conversation. A cada final de conversa um novo registro para aquele usuário é criado.

  • Conversation_logs: tem o log das conversas. Cada bloco executado tem uma linha no log . Os campos botim e userid são os ids do bot e do usuário . Conversationid mostra a referência da sessionid.

  • NLU Logs: mostra dados do sistema uma vez que o bot esteja utilizando canais de Machine Learning.

  • Participant: um registro para cada participante de uma conversationid - usuário, bot e talvez o agente.

  • Retention: todas as mensagens de retenção referentes a erros ou qualquer incidente durante um chat.

  • Webservice: contabilidades de uma visita a um Webservice para absorção de informação.

Visualizando dados ao Metabase

Ao clicar em um de seus bot, vai aparecer uma tela ao qual você pode adicionar painéis e coleções em seu dashboard, cada um deles compões os dados em que irão ser filtrado pelo dashboard e cada bot, seja de mensagens recebidas, enviadas, contato com agentes etc.

Essas informações podem aparecer em formato de gráfico, numerais ou lista, todas desenvolvidas em SQL.

Caso tenha um painel de dashboard criado você pode clicar em editar, ao lado do nome na lista de painéis e fixar o dashboard, para que seja a primeira coisa a aparecer quando procura o bot.

Essa é a tela de dashboard, montada juntos com todos os dados e gráficos inclusos de um bot, como mostrados nas imagens abaixo:

Essa tela acima é a tela em que é mostrado na plataforma Preprod, uma vez que esteja procurando as estatísticas de seu bot, no entanto, o dashboard deve ser criado para que possa ver as informações completas.

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