Lição 1: Planejar seu Chatbot

Bem-vindo ao primeiro módulo de passo a passo de como construir um chatbot sozinho do início.

Neste primeiro módulo iremos mostrar um pouco da plataforma e como prosseguir com um bot pré-definido por template, em que pode configurá-lo para melhor atender o seu negócio.

Também iremos ajudá-lo sugerindo formas de como planejar o funcionamento e finalidade de seu chatbot, utilizando o template e passando uma visão geral de como o chatbot pode funcionar em seu website, utilizando brainstorms e fluxogramas, que ditarão o caminho de seu planejamento.

Utilize um bot via template

Antes de iniciarmos com a criação de bots, mostraremos como pode prosseguir utilizando bots por um template pré-definido, que dá uma visão geral das funções as quais estão disponíveis em seu fluxo.

1 – Faça login em sua conta da Sapios e na tela principal, clique em Show list view for bots no canto superior direito.

2 - Uma tela se abrirá mostrando seus bots criados em lista. No mesmo espaço, clique em Upload bot from JSON e selecione Upload JSON File para importar o seu template.

3 - Inclua as informações como o nome e descrição de seu bot, deixando a aba sistema padrão de agentes como Sapioschat e clique em salvar.

Bom trabalho! Agora você tem um bot para a sua empresa!

Teste e Funções

Você pode adicionar conteúdo ao seu fluxo utilizando os blocos disponíveis na Biblioteca de Componentes:

Para testar seu bot, basta ir ao menu principal de sua conta Sapios e clicar na caixa de mensagem por lá.

O seu chatbot vai aparecer dessa forma:

Definindo a estrutura de seu chatbot

Agora que você visualizou como ficaria uma estrutura completa de um bot, começaremos a colocar no papel o planejamento de como seu chatbot vai funcionar, para quem vai funcionar e sua finalidade.

Existem algumas etapas as quais você vai ter que seguir e gerar questionamentos ao uso da plataforma:

Etapa 1: "Por que estou construindo isso?"

Esta etapa é extremamente importante para o planejamento e você precisará definir bem. Para ajudá-lo a definir o seu conceito de chatbot junto à ferramenta Sapios, responda a estas perguntas:

  • O que meu chatbot deve fazer?

  • Meu chatbot resolve um problema? Se assim for, o que é?

  • Quem usará meu chatbot?

Esse é o pontapé inicial por onde pode questionar a finalidade do uso da ferramenta.

Etapa 2: "Como isso vai interagir?"

O humor de seu chatbot é a sua personalidade. Tenha certeza de que o humor de seu chatbot é mostra receptividade de acordo com a forma de abordagem aos clientes.

Para ajudá-lo a definir o humor de seu chatbot, responda a estas perguntas:

  • Meu chatbot é formal ou informal?

  • Qual faixa etária meu chatbot está direcionando?

  • Meu chatbot é amigável, sério ou divertido?

Isso pode refletir em um resultado final referente a qualidade e comunicação entre o bot e o usuário.

Etapa 3: "Como posso definir o fluxo de conversação de chatbot?"

Descobrir o fluxo de conversação é necessário para construir seu chatbot. Você pode observar os registros de bate-papo existentes da e tirar proveito deles para projetar o fluxo da conversa.

Para definir o fluxo do seu bot, pergunte-se o seguinte:

  • Como posso aproveitar as vantagens dos logs de bate-papo existentes?

  • Como posso definir o conteúdo do chatbot?

  • Meu chatbot precisa usar Inteligência Artificial?

Etapa 4: "Como vou fazer com que as pessoas usem isso?"

Depois de criar um chatbot, questione como você vai atrair clientes para que a sua empresa aumente suas vendas. Na definição do plano de marketing do seu chatbot para a sua empresa, pergunte-se o seguinte:

  • Terá funcionalidade em grande alcance?

  • Quanto orçamento de marketing eu tenho?

  • Meu chatbot precisa de marca ou qualquer garantia junto com sua persona?

Etapa 5: "Isso vai me fazer ganhar dinheiro?"

Você precisa pensar no modelo de negócios do seu chatbot e o que ele fará pela sua empresa. Pense no seu chatbot como um negócio!

Para descobrir o modelo de negócios do seu chatbot, pergunte-se o seguinte:

  • Meu chatbot vai me fazer ganhar dinheiro, me economizar dinheiro ou nenhum dos dois?

  • Qual é o caminho ideal que um usuário deve seguir ao interagir com meu chatbot?

  • Quais recursos meu chatbot usará para construir, manter e crescer?

Elaborando o conteúdo de seu chat

Após a primeira etapa de planejamento do seu chatbot, você irá elaborar o seu conteúdo para o fluxo de seu chatbot, seguindo as etapas abaixo:

1 – Faça uma pesquisa de campo, utilizando registros de bate papos existentes e páginas de perguntas frequentes (FAQ), vendo bases de perguntas comuns, a fim de definir a jornada do usuário pelos fluxos de serviços em que a sua empresa promove.

2 – Verifique qual a melhor forma de seu chatbot mostrar a informação desejada, seja por texto normais ou botões interativos, cada usuário tem uma experiência de uso diferente.

3 - Otimize o fluxo de conversa preparando o conjunto de palavras-chave para conversas breves:

  • "Camiseta"

  • "Eu quero um café"

  • "Quanto custa um armário?"

4- Defina respostas padrão para o que o bot não saiba e oriente seus clientes para suporte de chat ao vivo com operadores de atendimento.

Criando um fluxograma

Depois elaboração de seu conteúdo, vamos para a parte de desenhar um esboço rápido no papel ou desenhar um fluxograma que o ajude a visualizar a visão geral do seu chatbot para a sua empresa.

A partir do planejamento acima, nesta parte, você aprenderá como planejar, dividindo as funções da sua empresa em diferentes caminhos do fluxograma que desenhar com uma base a qual tenha:

  • Serviço 1 – descrição do serviço 1

  • Serviço 2 - descrição do serviço 2

  • Suporte: Contato e mostrar locais e serviços prestados

Existem dois métodos de demonstração de um fluxograma:

Método 1: utilizando papel e caneta para esboçar seu chatbot

Este método será aplicado para um chatbot rápido e simples usando uma caneta e um papel para esboçar seu chatbot.

Pode ser utilizado como um primeiro esboço de ideia inicial enquanto ainda não pode passar para uma plataforma mais elaborada, que verá a seguir.

Método 2: Utilizando ferramentas online

Este método ajuda o fluxograma do seu chatbot a parecer mais profissional. Você pode usar várias ferramentas online para desenhar um fluxograma, neste caso, sugerimos que você use Draw.io para fazer isso.

Vá para Draw.io e cadastre-se. Em seguida, você pode arrastar e soltar os diagramas e adicionar conectores para criar um fluxograma conforme o esperado. Para saber mais sobre como o utilizar o Draw.io, siga o tutorial da plataforma.

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