Blocos de Interação

Os blocos básicos têm o objetivo de ajudar a estruturar o fluxo do bot, bem como criar mensagens diretas aos clientes. Na plataforma Sapios, fornecemos 3 blocos básicos:

Enviar Mensagem

Inclua no seu fluxo um bloco Enviar Mensagem para enviar uma mensagem de texto ao usuário. Você também pode enviar imagens, vídeos ou áudios aos clientes, por uma aba de URLs nas propriedades do componente.

Propriedades do bloco Enviar Mensagem

Tipo: Texto

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Texto: O texto a ser exibido para o interlocutor. Aqui além do texto você pode incluir:

  • Saltos de linha,

  • Notações Markdown para formatar o texto,

  • Emojis (basta copiar e colar o emoji),

  • O conteúdo de variáveis ou funções editando o valor de variáveis

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Formatando o texto de sua mensagem

Formate o texto usando as notações de Markdown:

Pergunta

O bloco Pergunta possibilita que uma pergunta seja feita ao usuário sem utilizar o bloco de enviar mensagem, a diferença é que este bloco irá necessitar de uma resposta do usuário a fim de continuar o fluxo, podendo também customizar as perguntas utilizando variáveis e handlers.

Tipo: Pergunta

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Texto: O texto a ser exibido para o interlocutor. Aqui além do texto você pode incluir:

  • Saltos de linha,

  • Notações Markdown para formatar o texto,

  • Emojis (basta copiar e colar o emoji),

  • O conteúdo de variáveis ou funções editando o valor de variáveis

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Propriedades do bloco Pergunta

Localização

O bloco localização fará com que o bot gere um mapa indicando a localização do usuário. Os dados são adquiridos por um Pop-Up de autorização do Google ao lado da barra de pesquisa, que irão adquirir suas coordenadas e gerar o mapa. É necessário habilitar o canal de localização nas configurações do bot para funcionamento.

Propriedades do bloco Localização

Tipo: Localização

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Texto: O texto a ser exibido para o interlocutor. Aqui além do texto você pode incluir:

  • Saltos de linha,

  • Notações Markdown para formatar o texto,

  • Emojis (basta copiar e colar o emoji),

  • O conteúdo de variáveis ou funções editando o valor de variáveis

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Last updated