Lição 1: Planejar seu Chatbot
Last updated
Last updated
Neste primeiro módulo iremos mostrar um pouco da plataforma e como prosseguir com um bot pré-definido por template, em que pode configurá-lo para melhor atender o seu negócio.
Também iremos ajudá-lo sugerindo formas de como planejar o funcionamento e finalidade de seu chatbot, utilizando o template e passando uma visão geral de como o chatbot pode funcionar em seu website, utilizando brainstorms e fluxogramas, que ditarão o caminho de seu planejamento.
Antes de iniciarmos com a criação de bots, mostraremos como pode prosseguir utilizando bots por um template pré-definido, que dá uma visão geral das funções as quais estão disponíveis em seu fluxo.
1 – Faça login em sua conta da Sapios e na tela principal, clique em Show list view for bots no canto superior direito.
2 - Uma tela se abrirá mostrando seus bots criados em lista. No mesmo espaço, clique em Upload bot from JSON e selecione Upload JSON File para importar o seu template.
3 - Inclua as informações como o nome e descrição de seu bot, deixando a aba sistema padrão de agentes como Sapioschat e clique em salvar.
Bom trabalho! Agora você tem um bot para a sua empresa!
Você pode adicionar conteúdo ao seu fluxo utilizando os blocos disponíveis na Biblioteca de Componentes:
Para testar seu bot, basta ir ao menu principal de sua conta Sapios e clicar na caixa de mensagem por lá.
O seu chatbot vai aparecer dessa forma:
Agora que você visualizou como ficaria uma estrutura completa de um bot, começaremos a colocar no papel o planejamento de como seu chatbot vai funcionar, para quem vai funcionar e sua finalidade.
Existem algumas etapas as quais você vai ter que seguir e gerar questionamentos ao uso da plataforma:
Esta etapa é extremamente importante para o planejamento e você precisará definir bem. Para ajudá-lo a definir o seu conceito de chatbot junto à ferramenta Sapios, responda a estas perguntas:
O que meu chatbot deve fazer?
Meu chatbot resolve um problema? Se assim for, o que é?
Quem usará meu chatbot?
Esse é o pontapé inicial por onde pode questionar a finalidade do uso da ferramenta.
O humor de seu chatbot é a sua personalidade. Tenha certeza de que o humor de seu chatbot é mostra receptividade de acordo com a forma de abordagem aos clientes.
Para ajudá-lo a definir o humor de seu chatbot, responda a estas perguntas:
Meu chatbot é formal ou informal?
Qual faixa etária meu chatbot está direcionando?
Meu chatbot é amigável, sério ou divertido?
Isso pode refletir em um resultado final referente a qualidade e comunicação entre o bot e o usuário.
Descobrir o fluxo de conversação é necessário para construir seu chatbot. Você pode observar os registros de bate-papo existentes da e tirar proveito deles para projetar o fluxo da conversa.
Para definir o fluxo do seu bot, pergunte-se o seguinte:
Como posso aproveitar as vantagens dos logs de bate-papo existentes?
Como posso definir o conteúdo do chatbot?
Meu chatbot precisa usar Inteligência Artificial?
Depois de criar um chatbot, questione como você vai atrair clientes para que a sua empresa aumente suas vendas. Na definição do plano de marketing do seu chatbot para a sua empresa, pergunte-se o seguinte:
Terá funcionalidade em grande alcance?
Quanto orçamento de marketing eu tenho?
Meu chatbot precisa de marca ou qualquer garantia junto com sua persona?
Você precisa pensar no modelo de negócios do seu chatbot e o que ele fará pela sua empresa. Pense no seu chatbot como um negócio!
Para descobrir o modelo de negócios do seu chatbot, pergunte-se o seguinte:
Meu chatbot vai me fazer ganhar dinheiro, me economizar dinheiro ou nenhum dos dois?
Qual é o caminho ideal que um usuário deve seguir ao interagir com meu chatbot?
Quais recursos meu chatbot usará para construir, manter e crescer?
Após a primeira etapa de planejamento do seu chatbot, você irá elaborar o seu conteúdo para o fluxo de seu chatbot, seguindo as etapas abaixo:
1 – Faça uma pesquisa de campo, utilizando registros de bate papos existentes e páginas de perguntas frequentes (FAQ), vendo bases de perguntas comuns, a fim de definir a jornada do usuário pelos fluxos de serviços em que a sua empresa promove.
2 – Verifique qual a melhor forma de seu chatbot mostrar a informação desejada, seja por texto normais ou botões interativos, cada usuário tem uma experiência de uso diferente.
3 - Otimize o fluxo de conversa preparando o conjunto de palavras-chave para conversas breves:
"Camiseta"
"Eu quero um café"
"Quanto custa um armário?"
4- Defina respostas padrão para o que o bot não saiba e oriente seus clientes para suporte de chat ao vivo com operadores de atendimento.
Depois elaboração de seu conteúdo, vamos para a parte de desenhar um esboço rápido no papel ou desenhar um fluxograma que o ajude a visualizar a visão geral do seu chatbot para a sua empresa.
A partir do planejamento acima, nesta parte, você aprenderá como planejar, dividindo as funções da sua empresa em diferentes caminhos do fluxograma que desenhar com uma base a qual tenha:
Serviço 1 – descrição do serviço 1
Serviço 2 - descrição do serviço 2
Suporte: Contato e mostrar locais e serviços prestados
Existem dois métodos de demonstração de um fluxograma:
Este método será aplicado para um chatbot rápido e simples usando uma caneta e um papel para esboçar seu chatbot.
Pode ser utilizado como um primeiro esboço de ideia inicial enquanto ainda não pode passar para uma plataforma mais elaborada, que verá a seguir.
Este método ajuda o fluxograma do seu chatbot a parecer mais profissional. Você pode usar várias ferramentas online para desenhar um fluxograma, neste caso, sugerimos que você use Draw.io para fazer isso.
Vá para Draw.io e cadastre-se. Em seguida, você pode arrastar e soltar os diagramas e adicionar conectores para criar um fluxograma conforme o esperado. Para saber mais sobre como o utilizar o Draw.io, siga o tutorial da plataforma.