SapiosBot
  • Sobre a Sapios
  • Comece por aqui
  • Construindo e treinando
    • O Bot Designer
    • Elementos
    • Blocos
      • Blocos de Interação
      • Cartões
      • Blocos de Fluxo
      • Blocos de Dados
      • Blocos de Integração
    • Variáveis
    • Inteligência artificial
      • Palavras Chave
  • Publicando seu bot
    • Publicando seu bot
      • Publicando no seu Website
      • Facebook Messenger
      • Google Assistant
      • REST
      • Whatsapp
      • Vtex
  • Customizando seu bot
    • Comportamento do Bot
    • Aparência da Interface
  • Colaborando
    • Conectando um Agente Humano
    • Configurando Conexão
      • Presence enghouse
  • Relatórios e insights
    • Métricas
  • Administrando seus Bots
    • Console de Administração
    • Gestão dos Usuários
  • Tutoriais
    • Mini Curso
      • Lição 1: Planejar seu Chatbot
      • Lição 2: Construindo um bot Simples
      • Lição 3: Otimizando o fluxo
      • Lição 4: Capturando dados
      • Lição 5: deixando seu bot mais esperto
      • Lição 6: Integrando humanos ao seu bot
      • Lição 7: Publicando seu bot
  • Templates
    • Bots
    • Tarefas
    • Diálogos
  • Sapios Chat
    • Visão Agente
      • Logando
      • Conhecendo a interface
      • Atendendo
      • Finalizando o atendimento
    • Visão Supervisor
      • Agentes
      • Departamentos
      • Unidades e Monitores
      • Visualizando conversas
      • Analytics
      • Monitoramento em tempo real
      • Respostas Padrão
      • Tags
    • INTEGRAÇÕES
    • Mautic
      • Criar um novo modelo de email
      • Criar uma nova Campanha
      • Criar arquivo de contatos
        • Configurando arquivos csv no excel
  • Whatsapp Api
    • Como acessar o Gerenciador do WhatsApp?
Powered by GitBook
On this page
  • Atribuir Variáveis
  • Propriedades do bloco Atribuir Variáveis
  • Transformar Dados
  • Propriedades do bloco Transformar Dados
  • Apagar Variáveis
  • Propriedades do bloco Apagar Variáveis
  • Associar Dados do Usuário
  • Propriedades do bloco Associar Dados do Usuário
  1. Construindo e treinando
  2. Blocos

Blocos de Dados

PreviousBlocos de FluxoNextBlocos de Integração

Last updated 4 years ago

Blocos de dados são componentes em que serão armazenados informações de usuário, bancos de dados e variáveis para utilização no fluxo.

Atribuir Variáveis

Este bloco permite você assignar variáveis já existente a serem utilizadas em diferentes parte do fluxo a fim de completar a informação que deseja apresentar. A variável pode ser um número, texto ou dados JSON.

Propriedades do bloco Atribuir Variáveis

Tipo: Atribuir Variáveis

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Lista de Variáveis: Encontre a variável que deseja utilizar, na lista de variáveis existentes de seu diálogo. Você pode coloca quantas variáveis quiser pressionando no bloco de Variáveis abaixo desta aba.

Transformar Dados

Este bloco pode pegar uma variável e transformar seus dados em uma variável em formato abreviado utilizando a regra de caminho JSON. Este bloco é geralmente utilizado em conjunto com Atribuir Variáveis.

Propriedades do bloco Transformar Dados

Tipo: Transformar Dados

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Variáveis Existentes: Exibe uma relação com variáveis existentes. Escolha a variável a qual deve ser convertida pelo componente.

Regra JSON para Extração: Exibe o resultado da conversão de uma string JSON para um código abreviado, veja um exemplo abaixo:

Envolver em Array: Caso habilitado o resultado sempre estará em array, caso desabilitado, só haverá um resultado, então vamos obtê-lo como um objeto simples em vez de array. Em caso de vários objetos, sempre obteremos um array.

Resultar Variáveis: Nome escolhido da variável, a qual poderá ser utilizada em outras partes do fluxo ou utilização de uma variável já existente.

Tipos de Dados Variáveis: Formato da variável em que será composta a informações mostrada no bot. São separados em 6 tipos: String, Number, Boolean, Object, Array-string, Array-number, Array-date.

  • Variável com Alcance de Diálogo: A mesma exercerá sua funções em qualquer componente que referencie a variável neste diálogo.

  • Disponível em uma conversa: A variável será apenas referenciada em uma conversa, de um bot criado.

  • Disponível para todas as conversas com o usuário: A variável será referenciada em todas as conversas que o bot tenha em seu fluxo com um usuário especifico, armazenando todas as suas informações para interações futuras.

Apagar Variáveis

Este bloco desconsidera todas as variáveis inclusas no momento em que é inserida.

Propriedades do bloco Apagar Variáveis

Tipo: Apagar Variáveis

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Você pode apagar os dados de variáveis assinalando as caixas de opções abaixo:

  • Apagar variável de diálogo;

  • Apagar variáveis de conversa;

  • Apagar variáveis do usuário;

Escolher Variáveis: Selecione as variáveis que deseja executar as ações acima.

Associar Dados do Usuário

Este bloco cria uma relação de dados do usuário que está conversando com o bot ou de um usuário disponível em um banco de dados. É adquirido por via de variáveis já existentes no fluxo.

Propriedades do bloco Associar Dados do Usuário

Tipo: Associar Dados do Usuário

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Todas as informações podem ser adquiridas por variáveis existentes no fluxo preenchendo as seguintes abas:

  • Nome;

  • E-mail;

  • CPF;

  • Telefone;

  • Gênero;

  • Data de Nascimento;

  • Cidade;

  • Número do Cartão;

  • Tipo de Plano;

  • VIP;

  • Contrato;