SapiosBot
  • Sobre a Sapios
  • Comece por aqui
  • Construindo e treinando
    • O Bot Designer
    • Elementos
    • Blocos
      • Blocos de Interação
      • Cartões
      • Blocos de Fluxo
      • Blocos de Dados
      • Blocos de Integração
    • Variáveis
    • Inteligência artificial
      • Palavras Chave
  • Publicando seu bot
    • Publicando seu bot
      • Publicando no seu Website
      • Facebook Messenger
      • Google Assistant
      • REST
      • Whatsapp
      • Vtex
  • Customizando seu bot
    • Comportamento do Bot
    • Aparência da Interface
  • Colaborando
    • Conectando um Agente Humano
    • Configurando Conexão
      • Presence enghouse
  • Relatórios e insights
    • Métricas
  • Administrando seus Bots
    • Console de Administração
    • Gestão dos Usuários
  • Tutoriais
    • Mini Curso
      • Lição 1: Planejar seu Chatbot
      • Lição 2: Construindo um bot Simples
      • Lição 3: Otimizando o fluxo
      • Lição 4: Capturando dados
      • Lição 5: deixando seu bot mais esperto
      • Lição 6: Integrando humanos ao seu bot
      • Lição 7: Publicando seu bot
  • Templates
    • Bots
    • Tarefas
    • Diálogos
  • Sapios Chat
    • Visão Agente
      • Logando
      • Conhecendo a interface
      • Atendendo
      • Finalizando o atendimento
    • Visão Supervisor
      • Agentes
      • Departamentos
      • Unidades e Monitores
      • Visualizando conversas
      • Analytics
      • Monitoramento em tempo real
      • Respostas Padrão
      • Tags
    • INTEGRAÇÕES
    • Mautic
      • Criar um novo modelo de email
      • Criar uma nova Campanha
      • Criar arquivo de contatos
        • Configurando arquivos csv no excel
  • Whatsapp Api
    • Como acessar o Gerenciador do WhatsApp?
Powered by GitBook
On this page
  • Enviar Mensagem
  • Propriedades do bloco Enviar Mensagem
  • Formatando o texto de sua mensagem
  • Pergunta
  • Propriedades do bloco Pergunta
  • Localização
  • Propriedades do bloco Localização
  1. Construindo e treinando
  2. Blocos

Blocos de Interação

PreviousBlocosNextCartões

Last updated 4 years ago

Os blocos básicos têm o objetivo de ajudar a estruturar o fluxo do bot, bem como criar mensagens diretas aos clientes. Na plataforma Sapios, fornecemos 3 blocos básicos:

Enviar Mensagem

Inclua no seu fluxo um bloco Enviar Mensagem para enviar uma mensagem de texto ao usuário. Você também pode enviar imagens, vídeos ou áudios aos clientes, por uma aba de URLs nas propriedades do componente.

Propriedades do bloco Enviar Mensagem

Tipo: Texto

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Texto: O texto a ser exibido para o interlocutor. Aqui além do texto você pode incluir:

  • Saltos de linha,

  • Notações para formatar o texto,

  • Emojis (basta copiar e colar o emoji),

  • O conteúdo de variáveis ou funções editando o valor de variáveis

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Anexos (Opcional): Você pode incluir um anexo ao bloco de mensagem clicando no símbolo +.

Tipo de Conteúdo: Escolha qual o formato do conteúdo que deseja atrelar ao componente. Os formatos disponíveis são:

  • Imagem - PNG, JPEG, GIF

  • Áudio - MPEG, WAV

  • Vídeo - MPEG

URL do Conteúdo: URL do anexos que deseja atrelar.

Nome: Insira um nome para o anexo.

Formatando o texto de sua mensagem

Formate o texto usando as notações de Markdown:

Formatação

Markdown

Resultado

Negrito

**bold**

text

Italico

_italic_

italic

Tachado

~Tachado~

tachado

Pergunta

O bloco Pergunta possibilita que uma pergunta seja feita ao usuário sem utilizar o bloco de enviar mensagem, a diferença é que este bloco irá necessitar de uma resposta do usuário a fim de continuar o fluxo, podendo também customizar as perguntas utilizando variáveis e handlers.

Tipo: Pergunta

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Texto: O texto a ser exibido para o interlocutor. Aqui além do texto você pode incluir:

  • Saltos de linha,

  • Emojis (basta copiar e colar o emoji),

  • O conteúdo de variáveis ou funções editando o valor de variáveis

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Nome da Variável: Nome escolhido da variável, a qual poderá ser utilizada em outras partes do fluxo em referência a este bloco.

Tipos de Dados Variável: Formato da variável em que será composta a informações mostrada no bot. São separados em 5 tipos: String, Number, Boolean, Date, Object. Todos este interferem em outros componente como Tipos de Prazo e Tipos de Validação

Tentativas Máximas: Definição de quantas tentativas o usuário tem até seguir pelo fluxo em que mostra que sua resposta é inválida.

  • Variável com Alcance de Diálogo: A mesma exercerá sua funções em qualquer componente que referencie a variável neste diálogo.

  • Disponível em uma conversa: A variável será apenas referenciada em uma conversa, de um bot criado.

  • Disponível para todas as conversas com o usuário: A variável será referenciada em todas as conversas que o bot tenha em seu fluxo com um usuário especifico, armazenando todas as suas informações para interações futuras.

Tentativas: Mensagem de erro que irá aparecer a fim de fazer o usuário rever sua resposta.

Tipos de Prazo: Formato da resposta que deve ser assignada ao usuário, podendo ser em numerais, texto, confirmação, localização, tempo e escolha. Também existe a opção de como a resposta irá aparecer, seja dissertativa ou por caixa de botões de escolha.

Tipo de Validação: Validação da variável a ser lida pelo bloco. Disponíveis apenas se o tipo de dado variável inclusa na aba anterior for String ou Number.

Caso o tipo de dado variável seja string terá opções disponíveis de formatação como e-mail, número de telefone, URL etc.

Caso o tipo de dado variável seja Number terá opções disponíveis de formatação como CPF, idade, temperatura, moeda etc.

Validar por Condição: Valida os dados variáveis da aba anterior em condições geradas por string, podendo utilizar o formato AND e OR a fim de elaborar uma condição em que a informação da variável seja válida.

Validar por Handler: Valida os dados variáveis da aba anterior em condições geradas por um handler, em arquivo ou código escrito.

Habilitar Ações Sugeridas: Realiza ações customizadas as quais inseridas na aba de Prazos e Condições

Propriedades do bloco Pergunta

Localização

O bloco localização fará com que o bot gere um mapa indicando a localização do usuário. Os dados são adquiridos por um Pop-Up de autorização do Google ao lado da barra de pesquisa, que irão adquirir suas coordenadas e gerar o mapa. É necessário habilitar o canal de localização nas configurações do bot para funcionamento.

Propriedades do bloco Localização

Tipo: Localização

Título: Nome dado para identificar o componente na conversa. Procure usar nomes curtos e significativos. Para blocos de texto sugerimos utilizar o início do texto que será exibido na conversa.

Texto: O texto a ser exibido para o interlocutor. Aqui além do texto você pode incluir:

  • Saltos de linha,

  • Emojis (basta copiar e colar o emoji),

  • O conteúdo de variáveis ou funções editando o valor de variáveis

Tags: Tags são etiquetas ou rótulos que podem ser adicionados a um componente para efeito de captura nos relatórios

Habilitar retenção: Indica-se este ponto do fluxo deve ser considerado uma retenção a ser contabilizada nos relatórios

Habilitar Delay: Neste ponto do fluxo o bot deve aguardar por um tempo antes de prosseguir. Isto normalmente é aplicado em canais mais lentos como o WhatsApp, ou quando a mensagem de texto é longa, permitindo que o usuário leia seu conteúdo antes de enviarmos uma nova mensagem.

Nome do Lugar: Insira o nome do lugar em que se encontra, pode ser da cidade, estado etc.

Latitude: Coordenadas de latitude da sua localização adquiridas pelo Bot.

Longitude: Coordenadas de longitude da sua localização adquiridas pelo Bot.

Notações para formatar o texto,

Notações para formatar o texto,

Markdown
Markdown
Enviar Mensagem
Pergunta
Localização
Markdown